
Arquitetura Sustentável
Projetos que envolvem arquitetura sustentável se baseiam em alguns fatores que agregam no desempenho social da obra, bem como seu impacto ambiental e econômico.
Um desses fatores é a relação com o entorno, que engloba tudo que interage com a construção, como a infraestrutura local, maneiras de tornar mais acessível e a conectividade com o espaço urbano.
Além disso, é preciso estar atento às legislações locais, para que os regulamentos sobre sustentabilidade sejam respeitados, como a Taxa de Permeabilidade. Trata-se de uma porcentagem da área, que o lote deve conter e ser livre de edificações, para que a água da chuva entre no solo e se integre ao lençol freático.
Geralmente, essa taxa gira em torno de 15% do lote, mas pode variar de um município para o outro.
As áreas permeáveis podem ainda ser criadas com o uso de vegetação, decks de madeira, blocos de concreto vazado, placas de drenagem, asfalto drenante e blocos intertravados.
Além de estar de acordo com os valores estipulados em cada cidade, também é importante observar as condições de zoneamento, pois há diferentes exigências para áreas urbanas e rurais.