14
abr

Engenharia no combate ao incêndio

Nossa equipe de engenharia dispõe de especialistas aptos a dimensionar as medidas que compõe um projeto de prevenção e combate a incêndio, entre eles luminárias de emergência, extintores, saídas de emergência, escadas e outros. Nesse sistema de segurança, os hidrantes e mangotinhos tem uma participação efetiva, uma vez que podem fornecem uma vazão adequada de água para conter focos de incêndio.

O funcionamento do sistema de hidrantes e mangotinhos, ocorre por meio de um jato de água liberado sobre pressão de um sistema de bombas instaladas junto aos reservatórios destinados a este uso. Há 3 tipos de hidrantes e/ou mangotinhos:

  • Os internos, instalados nas paredes.
  • Os de recalque, instalados no passeio e que fornecem água à edificação no caso de falha ou insuficiência das reservas de água do edifício.
  • Hidrantes urbanos que podem atender mais de uma edificação até a capacidade de alcance dos equipamentos disponíveis.

Além deles, os sistemas de combate a incêndio também podem contar com extintores, sprinklers e detectores de fumaça. Sistemas de alarme, iluminação e indicações de rota de fuga, são mais alguns das medidas que minimizam os riscos que podem ocorrer em função do pânico gerado pelos incêndios.

Antes de implementar tais equipamentos, é importante que os engenheiros e arquitetos conheçam o local e sua zona de risco. Sem essa análise prévia, podem ocorrer exageros e a aquisição de mecanismos desnecessários ou ainda insuficientes para garantir a segurança dos usuários e do patrimônio físico.