09
abr

Práticas de Sustentabilidade

Quando desenvolvemos a implantação de um projeto, é preciso mapear também a manutenção do imóvel, reaproveitamento do espaço e práticas sustentáveis que possam ser aplicadas na sua construção. Algumas delas podem ser:

– Reaproveitamento da água pluvial: para reduzir o consumo de água da concessionária, é comum reaproveitar a água da chuva, que pode ser utilizada em descargas e demais áreas que não são de uso para higiene. O reaproveitamento pode ser feito utilizando um sistema de coleta com filtros e bombas específicas.

– Aquecimento solar: ele armazena a água aquecida pela radiação solar e pode ser utilizado para o aquecimento de água em banhos e em torneiras, por exemplo. Isso auxilia na redução do consumo de energia.

– Aproveitamento de luz natural: além de ser mais rentável e reduzir o impacto ambiental, ainda proporciona mais saúde para as pessoas que transitam no local, ajudando na concentração e produtividade de cada um.

– Ventilação Natural: planejar o projeto de forma que o fluxo de ar seja direcionado e utilizado para diminuir a retenção de calor no ambiente, trazendo mais conforto para os ocupantes internos e melhoria na qualidade do ar.

Buscar inovações que diminuam o impacto ambiental é algo que a OfficinaTrês preza, conciliando obras corporativas e natureza. Mais do que uma tendência, é uma maneira de assegurarmos um futuro sustentável para as próximas gerações.